Avançar para o conteúdo principal

Epilepsia: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

Epilepsia: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

A epilepsia é uma condição neurológica crônica caracterizada por convulsões recorrentes, que são distúrbios súbitos da atividade elétrica no cérebro. Ela afeta pessoas de todas as idades e é uma das condições neurológicas mais comuns no mundo.

Sintomas

O principal sintoma da epilepsia são as convulsões, que podem variar consideravelmente em frequência e intensidade. Alguns indivíduos podem ter convulsões múltiplas diariamente, enquanto outros podem ter menos frequentemente. Existem diferentes tipos de convulsões, e os sintomas podem incluir contrações musculares involuntárias, perda de consciência, períodos de olhar fixo, movimentos repetitivos, e até confusão ou perda de memória após uma convulsão.

Causas

As causas da epilepsia são diversas e, em muitos casos, desconhecidas. Pode resultar de uma lesão cerebral, como trauma na cabeça, falta de oxigênio durante o nascimento, infecções cerebrais como encefalite ou meningite, e condições genéticas. Outras vezes, a causa é desconhecida, o que é conhecido como epilepsia idiopática.

Tratamento

O tratamento da epilepsia foca principalmente no controle das convulsões. Medicamentos antiepilépticos são a primeira linha de tratamento, e muitas pessoas conseguem controlar suas convulsões com a medicação apropriada. No entanto, algumas pessoas podem não responder bem aos medicamentos e podem necessitar de outras intervenções, como cirurgia cerebral, dieta cetogênica (uma dieta alta em gorduras e baixa em carboidratos), ou terapia de estimulação nervosa.

Além do tratamento médico, é essencial o apoio psicológico e emocional para os indivíduos com epilepsia e suas famílias, pois a condição pode ter um impacto significativo na qualidade de vida.

Conclusão

A epilepsia é uma condição complexa com muitas faces. Através de uma abordagem multidisciplinar e personalizada, indivíduos com epilepsia podem gerir a condição e levar vidas plenas e produtivas. A pesquisa continua a avançar na compreensão da epilepsia, trazendo esperança de novos tratamentos e, eventualmente, curas no futuro.

Poderá ler mais em Wikipedia

SintomasCrises epilépticas de intensidade variável, desde convulsões vigorosas até quase imperceptíveis
DuraçãoCrónica
CausasDesconhecidas, lesões cerebraisAVCtumores cerebrais, infeções no cérebro, doenças congénitas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PEIXE GRATINADO

INGREDIENTES: 1 tilápia grande ou o peixe de sua preferência 2 tomates picados 1 cebola inteira ralada 1 alho inteiro 1 pimentão picado 5 limões grandes Azeite para regar Sal a gosto MODO DE FAZER: Limpe bem o peixe, em seguida passe no limão, coloque em uma forma e adicione todos os ingredientes, inclusive o azeite, depois disso, forre a forma com o papel alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro. No outro dia, leve ao fogo alto e quando a água do peixe estiver quase seca, retire do papel alumínio e deixe o mesmo gratinar. Bom Apetite. Tempo de preparo:45 minutos

Morangos recheados

  Sobre a receita:   Esses moranguinhos recheados com cream cheese e licor de laranja são ótimos para festinhas tipo chá de bar ou chá de panela. Ingredientes  Serve:  4  350 g de morangos frescos 220 g de cream cheese (queijo cremoso) 1/2 xícara (65 g) de açúcar de confeiteiro, ou a gosto 2 colheres (sopa) (30 ml) de licor de laranja, ou a gosto Modo de preparo Preparo: 30 mins   ›    Pronto em: 30 mins   Corte os cabinhos os morangos e coloque-os de pé (parte mais larga para baixo) num prato. Faça um corte profundo em cada morango, começando da pontinha até 3/4 da fruta. Bata o cream cheese com o açúcar e o licor até ficar bem liso. Coloque numa manga de confeitar e recheie os morangos. Dica: Se quiser, salpique com um pouco de chocolate picado por cima.

Morangos cobertos com chocolate

Ingredientes: 140 g de chocolate amargo, picado 150 g de morangos com os cabinhos Modo de preparo Preparo: 20 mins   ›    Cozimento:  10 mins   ›    Pronto em: 30 mins   Em um vasilha que possa ir ao micro-ondas ou em uma panela de banho-maria, derreta o chocolate. Mexa-o até que esteja completamente derretido e cremoso. Segure os morangos pelo o seu cabo e mergulhe um a um no chocolate derretido. Banhe os morango no chocolate até 3/4 do seu tamanho. Sobre uma grade, ponha os morangos com o talo virado para baixo. Mantenha os morangos na geladeira até que o chocolate tenha endurecido.